sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Bolo de Bolacha com caramelo artesanal

Este é o doce preferido do maridão!

Bolo de Bolacha com caramelo artesanal:

Façam o caramelo como indicado aqui (a dona deste blog tem um post muito elucidativo)

1lata de leite condensado;
2 pacotes de natas;
café instantâneo;
Água q.b.;
3 pacotes de bolacha maria (também já fiz com digestiva e fica muito bom)
6 folhas de gelatina incolor.

Batam as natas em castelo, juntem o leite condensado e mexam. Coloquem as folhas de gelatina cortadas em pedaços (com uma tesoura) numa tacinha e apenas um pouco de água (6-8ml) e coloquem no microondas cerca de 30s. Com uma colher dissolvam o remanescente da gelatina e deitem em fio nas natas sem parar de bater. Juntem o caramelo em fio e voltem a bater muito bem (já deve estar frio). 
Façam um café forte e, numa forma de aro amovível, comecem por deitar uma camada de creme e uma de bolachas demolhadas em café. Façam isto até terminar o creme. Terminem com uma camada de creme.

 
 
Vai ao frigorífico a solidificar cerca de 6 horas (eu deixo sempre de um dia para o outro) e quando desenformarem ralem uma camada de bolachas e polvilhem por cima do bolo.
 
Se pretendem uma versão igualmente saborosa mas muito mais simples é substituir o leite condensado por leite condensado cozido e eliminar o caramelo da lista de ingredientes.
 
Para quem não tem uma forma do tipo que indiquei pode passar uma forma (sem buraco) por água e forrar com película aderente. Quando for desenformar é só virá-la ao contrário e depois puxar com cuidado pelas pontas da película e desenforma na perfeição. Retirar a película e já está pronto a polvilhar para tapar o enrrugado deixado pela película.


Sem comentários:

Enviar um comentário