sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Creme de abóbora e batata-doce

Antes de mais quero desejar a todos os que passem por aqui um ano especialmente agradável, cheio de saúde e trabalho (pois nos dias que correm é escasso) mais aquilo que cada um tenha desejado fervorosamente.

O Natal já lá vai mas não sem ter trazido, mais uma vez, recordações maravilhosas que serão sempre recordadas com muito carinho. Há uns anos foi uma altura marcada pela mudança e dor da perda de uma mãe e avô muito queridos e este ano marcada pela felicidade da presença do nosso primeiro rebento.
A vida é de facto um ciclo vivo que não se inquieta com os sentimentos de quem a protagoniza. Há que cavalgar na onda sem nos aquietar-nos com a eventualidade certa de que tempestades virão...

É claro que não podia deixar de partilhar convosco algumas das coisinhas que fiz durante estas épocas. Como são alturas que adoro fico tão absorvida que não me lembro de mais nada! eh eh

O meu sogro cultiva uma horta maravilhosa com uma grande variedade de legumes, dos quais temos a sorte de beneficiar quando vamos à região norte.

Um deles foi um pedaço de abóbora que cá chegou a casa, e que serviu para várias refeições (inclusivamente para a pequenita).

Aqui vos deixo uma delas:

Creme de abóbora e batata-doce:

Uma cebola pequena;
50g de courgete em cubos;
400g de abóbora em cubos;
1 pedaço de coelho caseiro (eu usei uma perna);
3 cenouras médias;
65 g de massa pevide (da mais pequena) ou massa cuscus;
125g de espinafres;
2 caldos knorr económico;
Sal q.b.;
Cerca de 30 ml de azeite (se a peça de carne não tiver gordura);
1 batata-doce média cortada em cubos;
Água q. b.

Coloquem todos os ingrediente com a excepção do sal, da massa e do espinafre, numa panela com água (cerca de dois dedos acima dos legumes). Quando estiver tudo cozido, retirem a carne, e triturem muito bem com a varinha mágica. Juntem os espinafres, retifiquem o sal e juntem a massa. Deixem cozer cerca de 10-12 minutos, mexendo de vez em quando para a massa não pegar ao fundo. Retifiquem novamente o sal e apagem o lume.
Se forem amantes de batata-doce substituam uma parte da abóbora pela dita cuja pois nesta versão a batata doce fica muito suave.








Sem comentários:

Enviar um comentário