Se estamos na época dos frutos secos temos que aproveitar para guardar para o resto do ano. Um dia destes a minha irmã foi ao supermercado porque precisava de castanhas para um guisado. Comprou uma embalagem de 1kg de castanhas congeladas (em plena época da castanha e sabendo-se lá de quando seriam aquelas) e pagou a módica quantia de 5,98 €...
Ora, se estamos na época da castanha (e custa cerca de 3 eur) e se é assíduo ou costuma utilizar o dito fruto porque não comprar agora e guardar para depois. Não só o fruto é muito mais saboroso como é mais económico e sabemos o que comemos.
Como temos familiares na zona da castanha (bem haja!) recebemos todos os anos uma boa quantidade dela de uma qualidade maravilhosa.
As pessoas ficam deslumbradas com a castanha grande e brilhante, mas essa não é, na minha opinião, a melhor. A pequenina é muito mais doce e quanto ao brilho não preciso dele para nada! Não o como...
Assámos uma parte, cozemos outra e escaldámos outra parte, para congelar e guardar.
Fizemos assim:
castanhas q.b.
água q.b.
sal (facultativo)
Começámos por dar um pequeno corte (não muito fundo para que a castanha não se parta quando for descascada) nas castanhas.
Num tacho, deita-se água (suficiente para cobrir as castanhas) e deixa-se ferver. Quando estiver a ferver deitam-se as castanhas e apaga-se o lume.
Pelam-se as castanhas aos poucos. Quanto mais quentes estiverem mais fácil se torna a tarefa.
Como não somos muito castanheiros na nossa alimentação não guardámos muitas. Deu cerca de 1 kg.
Também armazenei doce de castanha, e guardei castanha para fazer azevias de castanha... haja saúde para comer!
Sem comentários:
Enviar um comentário