segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Maçãs assadas

Estamos na época das maçãs... e agora vocês perguntam... o quê?!  Mas eu como maçãs o ano inteiro?!...Pois é... mas não SABEM BEM o ano inteiro! 
 
Infelizmente, e não me canso de repetir, uma das principais razões de estarmos sujeitos ao consumo de tantos químicos e pesticidas é o facto de haver uma demanda tão grande por produtos que naturalmente não existem o ano todo. Queremos morangos em dezembro, melão em março, pêssegos em outubro, castanhas para o assado da Páscoa. Enfim...A indústria corresponde àquilo que o público procura e como tal, somos nós que decidimos o que queremos encontrar, no futuro, no supermercado. 
 
Se nos perguntassem se queríamos comer a maçã (envenenada) da Branca de Neve, desde tenra idade sabemos a resposta: NÃO! Mas agora em adultos, em boa consciência, ainda PAGAMOS para comê-la... Não nos podemos abster de consumir alguns dos químicos (que até nos produtos de época existem para maximizar produções) mas podemos tentar comer o mais biológico possível.
 
E podemos começar por ir aos mercados, praças e feiras locais onde muitos dos pequenos produtores vendem aquilo que conseguiram produzir com poucos ou mesmo nenhuns químicos. Podemos aproveitar a varanda para construir uma pequena horta. Escolher produtos de época pois seguramente tudo o que não o é teve um "custo"; e ainda conservar e transformar os produtos que adquirimos naquela altura ideal para, aí sim, consumi-los o ano inteiro.   
 
Estamos na época das maçãs.
 
E eu tenho a sorte de receber regularmente uns bons saquinhos delas que vêm da horta do sogro, ideais, entre outras coisas, para assar!
 
Faço assim:
 
Maçãs lavadas e descaroçadas ( deixem ficar a casca) q.b.;
Mel q.b.;
Canela em pó.
 
Coloquem as maçãs num tabuleiro que possa ir ao forno. Distribuam cerca de 4 colheres de sopa de mel por cima das maçãs, em fio, e polvilhem com canela.
Vai ao forno a 180 graus durante cerca de 30m.
 
Dicas:

- Adocem com o mel a vosso gosto. A quantidade que referi é só a "minha" quantidade ideal;
 
- Para as maçãs nao rebentarem façam uns "riscos" com a faca, de cima a baixo, na casca da maçã. Não é essencial é apenas para que esteticamente fiquem mais bonitas. 
 
 
Excluí o açúcar por ser um alimento refinado que acho importante substituir sempre que possível. Além disso, o mel sendo um anti inflamatório natural de relevo deve ser introduzido na nossa alimentação com algum interesse.
 
 
Ficaram óptimas espero que gostem da sugestão! 

domingo, 1 de novembro de 2015

Gamboas...ou marmelos, para que vos quero!!

É época de marmelos e por isso... de fazer marmelada. Existe uma crescente preocupação com o consumo (ou melhor dizendo...para a redução do consumo) de alimentos processados sendo que a manteiga, o fiambre, o chouriço são alguns deles...
Ainda que recentemente tenha saído na comunicação social que a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda um consumo limitado de alguns destes produtos tenho cá para mim que os enchidos feitos no seio familiar não se enquadram nesta conclusão. Mesmo porque são os conservantes,  edulcorantes, intensificadores de sabor e outros dos tais que nos prejudicam a saúde e... convenhamos...  a avózinha da aldeia no monte (felizmente) nunca se socorreu desse tipo de "magias" para que toda a família a acompanhasse na merenda de uma boa alheira ou chouriça em redor de uma boa fogueira.
Assim, e deixando as divagações...esta é só mais uma proposta para largar o processado na hora da merenda, alargando o nosso leque de alternativas.
Ingredientes:
1,800 kg marmelos descascados e aos pedaços;
800g açúcar;
2 paus canela;
2 cascas de limão;
Preparação:
Deixem no frigorífico,  de um dia para o outro, todos os ingredientes a macerar.
No dia seguinte, colocar a mistura a  cozinhar em lume brando até atingir uma cor castanha alaranjada ou fazer ponto de estrada.


Enjoy!