segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Maçãs assadas

Estamos na época das maçãs... e agora vocês perguntam... o quê?!  Mas eu como maçãs o ano inteiro?!...Pois é... mas não SABEM BEM o ano inteiro! 
 
Infelizmente, e não me canso de repetir, uma das principais razões de estarmos sujeitos ao consumo de tantos químicos e pesticidas é o facto de haver uma demanda tão grande por produtos que naturalmente não existem o ano todo. Queremos morangos em dezembro, melão em março, pêssegos em outubro, castanhas para o assado da Páscoa. Enfim...A indústria corresponde àquilo que o público procura e como tal, somos nós que decidimos o que queremos encontrar, no futuro, no supermercado. 
 
Se nos perguntassem se queríamos comer a maçã (envenenada) da Branca de Neve, desde tenra idade sabemos a resposta: NÃO! Mas agora em adultos, em boa consciência, ainda PAGAMOS para comê-la... Não nos podemos abster de consumir alguns dos químicos (que até nos produtos de época existem para maximizar produções) mas podemos tentar comer o mais biológico possível.
 
E podemos começar por ir aos mercados, praças e feiras locais onde muitos dos pequenos produtores vendem aquilo que conseguiram produzir com poucos ou mesmo nenhuns químicos. Podemos aproveitar a varanda para construir uma pequena horta. Escolher produtos de época pois seguramente tudo o que não o é teve um "custo"; e ainda conservar e transformar os produtos que adquirimos naquela altura ideal para, aí sim, consumi-los o ano inteiro.   
 
Estamos na época das maçãs.
 
E eu tenho a sorte de receber regularmente uns bons saquinhos delas que vêm da horta do sogro, ideais, entre outras coisas, para assar!
 
Faço assim:
 
Maçãs lavadas e descaroçadas ( deixem ficar a casca) q.b.;
Mel q.b.;
Canela em pó.
 
Coloquem as maçãs num tabuleiro que possa ir ao forno. Distribuam cerca de 4 colheres de sopa de mel por cima das maçãs, em fio, e polvilhem com canela.
Vai ao forno a 180 graus durante cerca de 30m.
 
Dicas:

- Adocem com o mel a vosso gosto. A quantidade que referi é só a "minha" quantidade ideal;
 
- Para as maçãs nao rebentarem façam uns "riscos" com a faca, de cima a baixo, na casca da maçã. Não é essencial é apenas para que esteticamente fiquem mais bonitas. 
 
 
Excluí o açúcar por ser um alimento refinado que acho importante substituir sempre que possível. Além disso, o mel sendo um anti inflamatório natural de relevo deve ser introduzido na nossa alimentação com algum interesse.
 
 
Ficaram óptimas espero que gostem da sugestão! 

Sem comentários:

Enviar um comentário