sábado, 31 de agosto de 2013

A nossa Horta ...

Não tenho tido oportunidade de partilhar convosco a horta do marido e as experiências que temos feito para obter a melhor matéria prima possível para todas as conservas e receitas que vou fazendo aqui por casa.
 
Não somos experts e há muita coisa que parece mesmo digno de um curso!
 
Por exemplo: há três anos que tentamos cultivar melões e nunca conseguimos obter um fruto que se diga que é muito bom! Já as melancias estão à vista e são mesmo divinais.
 
Também semeámos meloas e apesar de este ter sido mais um ano de teste (pois também era um fruto difícil) o marido já percebeu o que deve fazer para saírem bem doces (este ano já obtivemos algumas muito boas).



Também semeámos o tomate da praxe para fazer a calda (entretanto podem espreitar esse post que atualizei com fotos passo a passo).. deu tanto que até se estraga no arbusto...e ainda semeou tomate-cherry que lhe disseram ser um fruto fácil de "pegar" e que se reproduzia em larga escala. 
 
Ainda disse ao marido que não apreciava, uma vez que era muito ácido, mas ele decidiu experimentar. E não é que cada vez mais me convenço de que a nossa sociedade leva-nos, cada vez mais, a ter uma visão deturpada das coisas.  E  acerca de algo tão básico como os alimentos: o fruto até é bastante doce, mas o que compramos ou comemos em saladas de restaurantes (que também são de compra) são tão ácidos que nos leva a ter uma ideia do alimento que não é real!
 
Gostei bastante e faz umas saladas tão bonitas e diferentes..


 
Também semeou cebolas, alhos, batatas, salsa, coentros, alfaces, courgette, beringela e pimentos.
 
Resultado: de cada vez que o marido vai à horta vem com o cesto cheio e é uma sorte poder encher o frigorífico com produtos maravilhosos e saborosos.
 
Confesso que foi somente, após começarmos a nossa horta, que comecei a perceber melhor os sinais de um fruto/legume de boa qualidade. Muitas das características que atualmente procuramos são falsas (exemplo: castanhas grandes vs. pequenas (esta variedade é muito mais doce e saborosa)/ alface (rija e grande vs. pequena e molinha (a alface não é por natureza rija, mas sim bastante tenra e molinha).
 
Também ajuda a entender quais os produtos de época. Se queremos os melhores resultados cedo devemos compreender que o melhor é usar os produtos de época pois só nessa altura estão no seu melhor. 
 
Entretanto, ando com umas ideias doidas(??) de fazer licor de melancia e gelado de melancia... vamos ver se terei tempo para tudo. eh eh..
 
 

Figos Secos

Este ano tentei secar figos... após uma pesquisa pela internet e livros sobre o assunto, percebi que existem vários métodos:
 
A secagem ao ar e a secagem no forno.
 
tentámos as duas, mas só a que foi feita no forno produziu bons resultados...
 
No entanto foram necessários 4 dias, e 1 a 2 horas de forno em cada um deles, para chegar a este resultado. Se temos tantos figos e na terra natal todos secam figos "com uma perna às costas" pensámos...não deve ser assim tão difícil...pois é.. só no forno resultou e ainda é uma ciência para aperfeiçoar, pois neste método não ganhamos para a conta da eletricidade! eh eh.
 
Contudo, ficaram muito bons!


 
 

Ainda não acabámos as experiências neste campo, pois isso este será um assunto que voltarei para atualizar e partilhar convosco os resultados!

Tarte Simples de Maçã:

Um dia destes precisei de uma sobremesa rápida e saborosa para levar para casa dos cunhados...
 
Como gosto de cozinhar aproveito estes momentos para fazer aquelas coisas que já andava para experimentar há algum tempo.... Não! não! não faço dos meus conterrâneos as cobaias... eh eh, simplesmente aproveito para não engordar sozinha com o marido!
 
Desta feita fiz
 
Tarte Simples de Maçã:
 
1 massa quebrada;
2 pudins de baunilha instantâneo (também podem fazer com creme de pasteleiro);
Açúcar q.b.;
1L de leite;
1 pau de canela;
1casca de limão;
2-3 maçãs médias. 
 
Se querem dar um toque especial a qualquer pudim instantâneo juntem-lhe um pau de canela e uma casca de limão. Vão ver que ninguém acredita  que é de compra.
 
Forrem uma tarteira com a massa quebrada e piquem-na com um garfo (a ideia é que coza mais facilmente e toda por igual).
 
Façam o pudim seguindo as instruções da embalagem, mas quando estiverem a aquecer o leite juntem a canela e o limão.
 
Dica: para que um pacote de canela dure mais, partam um pedaço do pau de canela. Um pau de canela dura bastante e para este tipo de receita basta um pedaço para dar o gosto. Não só obtêm o mesmo resultado, como economizam na canela.  
 
Descasquem as maçãs em quartos e fatiem-nas finamente.
 
Coloquem o preparado de pudim na tarteira e cubram com a maçã. Polvilhem com açúcar e levem 25-30m a forno aquecido a 200 graus.
 
Gosto pouco de usar produtos do tipo "instantâneo", mas considero que não faz sentido eliminar a palavra do nosso dicionário... antes devemos aprender a doseá-la no nosso dia a dia. Neste dia estava com pressa, sem nada planeado e assim o instantâneo foi a solução ideal. Contudo, sempre que posso prefiro fazer os recheios "de raiz" pois é cem vezes melhor!
 
Et voilá!
 
 
 
Bem bom! e muito simples!
 
 


Tarte Rápida de Fiambre e Tomate:

Um dia destes estava sem saber o que fazer para o jantar...e sabendo que não tinha descongelado nada para fazer, abri o frigorífico e pus-me a pensar o que podia fazer com o que tinha lá dentro..

Comecei recentemente uma nova atividade profissional e não tenho tido muito tempo para mais que não seja trabalhar e tratar do marido e da pequena e por isso tive mesmo que dar azo à imaginação!

Assim, encontrei uma massa quebrada e queijo mozarrella, o resto foi por acréscimo!

Nasceu então algo que vou, com toda a certeza, repetir! Ficou muito bom e mais fácil não há!

Tarte Rápida de Fiambre e Tomate:

1 massa quebrada;
2 tomates médios;
100g de queijo mozarrella;
70g de fiambre (5-6 fatias de fiambre) desfiado;
1 lata de cogumelos (se tiverem frescos, melhor);
3 ovos;
100ml de leite;
sal e pimenta q.b.;
orégãos q.b.;


Forrem uma tarteira com a massa quebrada que devem picar com um garfo. (a massa quebrada desenrola melhor, à temperatura ambiente). 
 
Numa tigela, batam o queijo, o fiambre, os cogumelos, os ovos, e o leite, com uma vara de arames (eu coloquei na liquidificadora). Temperem com o sal, a pimenta e os orégãos ao vosso gosto e deitem o preparado na tarteira.
 
Cortem o tomate em rodelas finas e disponham por cima da tarte. Levem ao forno a 200 graus, por cerca de 20-25m.
 
 

 
Ficou ótima!  ou será que a fome é que era muita?!