sábado, 4 de maio de 2013

Tarte de Nata Simples

Hoje partilho convosco uma tarte de nata maravilhosa e super simples de fazer.
Esta receita também suja pouca loiça (o que é sempre positivo) e tem pouca margem para erros.

Vamos aos ingredientes:

1 base de massa folhada de compra;
1 lata de leite condensado;
3 medidas da lata de leite condensado em leite;
3 ovos médios;
1 casca de limão grande, sem parte branca;
1 pau de canela;
2 colheres de sopa de farinha maizena.

Num tacho mistura-se o leite condensado com o leite. Adicionam-se os ovos e a farinha maizena e volta-se a misturar. Leva-se o tacho ao lume e junta-se a casca de limão e o pau de canela. Mexe-se até engrossar.
Forra-se uma tarteira com a massa folhada, picando a massa com um garfo. Deita-se o preparado na tarteira e leva-se a forno aquecido a 180 graus por cerca de 25-30m.

O resultado...é


Para amantes de pastel de nata na sua versão miniatura esta receita também é possível. Contudo, para que fique o mais parecido possível com a versão tipo pastelaria será necessário congelá-lo primeiro e depois com o forno aquecido na potência máxima colocá-los sem descongelar, diretamente no forno.
 
Será o choque térmico que poderá levar a que esta versão miniatura possa ficar o mais parecida possível com a versão habitual. Este processo é necessário pois as natas de pastelaria são feitas em fornos que permitem temperaturas de mais de 300 graus o que nas nossas cozinhas não é possível.
 
Assim, o choque térmico tenta recriar uma diferença de temperatura suficientemente grande para recriar este processo. Tentem e poderão surpreender-se a vós a aos amigos!

1 comentário:

  1. Deve ser bem deliciosa!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar