quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Licor de Morango

Nunca imaginei que fazer licor era tão fácil e podia ser tão recompensador. Julgava que era necessário um conjunto de fases e técnicas de decantação complexas e controladas, enfim... e afinal é a coisa mais simples que já fiz...
 
Este verão que passou, para variar, vieram da horta morangos maravilhosos (o marido já anda a preparar a colheita do próximo ano, dispondo novos pés de morango e renovando as reservas da terra) que nos fazem redescobrir o prazer de comer morangos.! Depois de comermos aqueles que não levam químicos, nem são colhidos antes de época descobrimos que o que andámos a comer até hoje era um fraco substituto para o dito cujo!
 
Assim, este ano fiz doce de morango (que já desapareceu), salada de fruta, morangos com chantilly e ... Licor de morango.
 
Para o ano vou experimentar fazer conserva de morango e depois conto-vos o resultado.
 
Licor de Morango:
 
500 g de morangos (lavados e sem pé)
500 ml de aguardente
500 ml de água
400 g de açúcar
 
Colocam-se os morangos com a aguardente, num frasco de boca larga. Deve ficar um pouco de espaço no frasco. Dia sim, dia não e durante 17 dias deve mexer/dar umas voltas ao conteúdo do frasco. Passado esse tempo coa-se o conteúdo do frasco para uma tigela. Leva-se ao lume o açúcar com a água e mexe-se em lume brando até se obter uma calda ligeira (o aquecimento é praticamente só para dissolver o açúcar) e junta-se ao conteúdo anterior. Deita-se em garrafinhas (eu gosto daquelas mais antigas com formato vintage, se possível) e deixa-se descansar cerca de 2 meses. 

Quanto mais tempo descansar melhor fica.

 
 
A aguardente também não podia ser outra coisa senão caseira. Veio da casa do sogro que recebeu de alguém prendado nestes afazeres.
 
Podem fazer de muitos tipos: canela, maçã, cereja, amora, bailey's, mirtilo, etc.
Tudo o que experimento é feito, preferivelmente, de frutos excedentes da horta, pois é biológico, o resultado é sempre melhor (chego a ficar muito surpreendida com diferença) e é uma forma de aproveitar.
Imaginem só o requinte de oferecer aos vossos amigos algo desta natureza, feito por vós! Um must eh eh! 
 
A aguardente também não podia ser outra coisa senão caseira. Veio da casa do sogro que recebeu de alguém prendado nestes afazeres.
 
O resultado só pode ser sublime... Experimentem!

1 comentário:

  1. Olá Vera Luisa!!

    Assim como voce ficou surpresa na facilidade de fazer licor e ainda com nossos "bio" morangos e demais, eu também me surpreendi e faco de tuas palavras a minha. Moro na Europa, mas venho de um país onde tudo que se planta nasce no entanto só me aprimorei morando aqui na Alemanha, onde o verao é curto e as pessoas aproveitam a colheita para armazenar e de forma "Bio". Parabéns pelo teu Blog e continua assim - dando tuas dicas etc a nós!!!

    ResponderEliminar