domingo, 25 de novembro de 2012

Crepes de Legumes

Há uma iguaria nos restaurantes chineses que me levava sempre a voltar ...mas desde que aprendi a fazer estes crepes (fiz várias tentativas para chegar a esta receita do meu agrado) e passei a poupar imenso dinheiro!

Para cerca de 5 crepes:

Recheio:

3 cenouras raladas médias;
1 repolho médio cortado em juliana fina;
150g caixa de cogumelos frescos picados;
100 g de milho;
200 g de presunto picado;
100 g de fiambre picado;
1 cebola média picada;
2 dentes de alho picados finamente;
1 dl de azeite;
1 caldo Knorr de carne;
caril, pimenta e sal q. b.
Quaisquer outros legumes do seu agrado


Num tacho coloca-se o azeite , o alho, a cebola e o caldo Knorr e refoga-se bem. Junta-se a carne e deixa-se fritar um pouco. Adiciona-se  a cenoura e deixa-se refogar mais um pouco.




Juntam-se os restantes legumes todos de uma vez e nunca se pára de mexer até atingirem o ponto de cozedura "al dente". A temperatura a usar deve ser média- alta, pois é como quando se cozinha no wok: rápido e a temperatura elevada.



Massa dos crepes (eu faço em dobro para que sobrem crepes para comer com gelado e chocolate derretido.. eh eh ):

200 ml de leite;
100 g de farinha;
1 ovo;
Pitada de sal;

Coloca-se tudo no copo misturador e bate-se com a varinha mágica ou batedeira.
Com o auxílio de uma concha colocam-se doses de massa na crepeira ou numa frigideira larga e espalha-se a mesma com um "rodo" de madeira ou "rodando" a frigideira.

Aqui encontram um video que vos explica muito bem como fazer crepes. Utiliza uma receita diferente, mas a técnica da frigideira está bem explícita.

Algumas considerações:
  • Eu não pico os legumes finamente pois gosto de alguma textura crocante.
  • Pode adicionar-se qualquer tipo de carne (picada) que também fica muito bom. O bacon é exemplo disso.
  • Podem usar o molho agridoce e fica muito parecido com os crepes chineses, na minha versão. Eu sei que os crepes chineses são fritos, mas esta é a minha opção que considero mais  saudável: posso ter o prazer de comer algo muito parecido, sem as gordurinhas que se acumulam na anca e a azia que dá depois! Eu guardo-me para a sobremesa!
  • Depois de montarem os crepes podem cobrir com queijo (ao vosso agrado, eu uso mozzarela) e gratinar no forno ou derreter no microondas.
  • Não consegui tirar a foto final, mas prometo que atualizo este post!
Experimentem!

Sem comentários:

Enviar um comentário